Curso de suturas

Inscreve-te aqui.

O envelhecimento demográfico da população portuguesa e o registo crescente de doenças oncológicas, de SIDA, de doenças neurológicas degenerativas e de insuficiências avançadas de órgão (respiratória, cardíaca, e outras), são fatores que têm vindo a contribuir para a existência de um vasto grupo de doentes crónicos, que padecem de grande sofrimento e elevada dependência, para quem o objetivo da cura não faz sentido. Mesmo quando não curam – o que vai sendo cada vez mais frequente na prática clínica -, os profissionais de saúde devem estar devidamente habilitados a prestar assistência e cuidados adequados, rigorosos e humanizados. 

Os Cuidados Paliativos assumem-se hoje como uma das fronteiras do desenvolvimento futuro, um imperativo ético, organizacional e um direito humano. São, de acordo com a OMS, “uma resposta às necessidades dos doentes que apresentam doença avançada, incurável e progressiva, e/ou com intenso sofrimento, com múltiplos sintomas em evolução, tendo como objetivo principal a garantia da melhor qualidade de vida ao doente e sua família”. 

Os seus pilares assentam no controlo de todos os sintomas físicos e psicológicos, na comunicação eficaz e terapêutica, no cuidado à família e no trabalho em equipa, em que todos se centram numa mesma missão e objetivos. 

Com a realização deste curso de Noções Básicas pretende-se abordar os aspetos mais relevantes nas áreas temáticas focadas, gerar mudança de atitudes, e apresentar aos profissionais as ferramentas para a resolução dos problemas dos doentes em fim de vida e dos seus familiares.

Formadores: Inês Sampaio da Nóvoa Miguel, Beatriz Dias, Miguel F. Cunha, João Melo, Diogo Veiga e Victor Hugo

Vagas: 12-20

Noções Básicas Cuidados Paliativos

Largo de São Francisco, Faro

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

© 2019 JIMA